neuronio

Artigo 2 – Memória e Técnicas de Memorização

Sinapses Sinapses entre neurônios (células nervosas)

Richard Abrams, professor de Psicologia da Universidade de Michigan, desenvolveu vários estudos sobre a memória. Estudos anteriores sobre a capacidade da memória humana e a própria memória foram organizados e sintetizados por esse professor.

Interessante é o assunto, pois a partir de experiências com a memória, ele conseguiu verificar o que impressiona, ou o que a memória retém por mais tempo e conseguimos resgatar.

A técnica está presente no seu curso “Power Memory” a qual, parte dela, exemplificarei aqui.

EDNA – [Emoção – Desenho – Nós – Ação]

O que isso significa?

[Emoção] – Retemos melhor situações e imagens emocionantes: um nenê que chora ao ouvir sua mãe cantar, um primeiro encontro romântico, o final do filme Titanic, por exemplo.

[Desenho] – Lembramos mais de imagens em nosso cérebro do que números, pois os números são sinais abstratos, sem associarmos a algo, dificilmente retemos números. É mais fácil lembrarmos da cena de um filme que assistimos.

Ele verificou que temos capacidade de reter melhor tudo que acontece conosco – [Nós] – com facilidade. Se fizermos uma retrospectiva do que fizemos hoje, com certeza, lembraremos de tudo.

[Ação] – Nossa memória guarda melhor fatos em movimento, imagens em movimento. Lembramos nos mínimos detalhes de um acidente, por exemplo, entra também o fator [Emoção].

Como isso ajuda? A partir dessas observações é possível utilizar a EDNA para lembrarmos de qualquer coisa: nomes, rostos, números de longos dígitos, discursos, artigos, roteiros de reuniões, datas, vocabulário de língua estrangeira, horários e compromissos, etc.

Richard Abrams relata em seu curso que o estudo aprofundado dessas técnicas significa andar um passo para trás nos estudos, mas, com a finalidade de andar dez passos a frente mais rápido. O único elemento que previamente a pessoa precisa ter é FLEXIBILIDADE para mudança na forma de memorizar o que precisa.

Exemplo: Por algum motivo, alguém deseja memorizar as notícias mais lidas do site www.g1.com.br do dia 13/02/14. Vejamos quais eram:

1 – Dançarina que já fez mais de 200 plásticas fica com movimentos limitados.

2 – Paciente protesta na rua ao ter cirurgia cancelada em cima da hora.

3 – Bebê que nasceu após mãe morrer em acidente tem alta médica em GO.

4 – Rapaz come coxinha de 1kg em apenas 3 minutos em padaria de SP.

5 – Viúva de cinegrafista “sente pena” dos suspeitos pela morte do marido.

Num primeiro momento destacamos as palavras chaves de cada manchete, isto é, palavras que nos farão lembrar do que trata cada assunto. A memorização inicia conosco inseridos no contexto e a ligação entre as palavras será feita utilizando EDNA.

A primeira sequência de fatos a ser lembrados é [Nós] – [Dançarina, plásticas] – [Paciente protesta]: “Imagine você, sentindo-se incomodado com o barulho, atirando pequenas dançarinas de plástico em um paciente que está com uma placa protestando em frente ao hospital.”

[Paciente protesta] – [Bebê]: “O paciente protestador, o mesmo da memorização anterior, realizando um parto.”

[Bebê] – [coxinha]: “Ao invés de nascer um bebê, nasce uma coxinha, com braços, olhos, nariz e orelhas. Imagine a coxinha chorando como um bebê.”

[coxinha] – [cinegrafista]: “Imagine uma coxinha gigante com uma câmera realizando uma cobertura de imprensa.”

Se fossem 100 notícias, você poderia fazer essas ligações, seria com um pouco mais de treino. Talvez alguém pense que isso é difícil de fazer, mas não é. Com um pouco de treinamento, essas associações fluem em frações de segundo. Você lembrará com facilidade das palavras chaves. Agora, o que trata cada notícia, a sua memória real resgatará os detalhes restantes.

Experimente você memorizar uma lista com 20 palavras. Ficará impressionado.

As técnicas de memorização são muitas e tenho um vasto material sobre o assunto. Se alguém tiver interesse em aprender mais sobre o assunto, entre em contato. Espero ter ajudado.

889 total views, 2 views today

Peter Faxas

Postado por

Peter Faxas
Comentários

Artigos relacionados

Categorias

Versículo Diário

(::)

Voltar ao topo